Gases Medicinais

Os Gases Medicinais no Brasil são regulado pela Agencia Nacional de Saúde – ANVISA, sendo classificados como medicamentos, devendo seguir parâmetros rigorosos de fabricação, armazenamento e distribuição.

As Empresas Produtoras e Envasadoras de Gases Medicinais devem seguir as Boas Práticas de Fabricação e possuir Autorização de funcionamento da ANVISA.

Gases Medicinais são destinados a tratar ou prevenir doenças, para fins de diagnóstico médico ou ainda para restaurar, corrigir ou modificar funções fisiológicas. Amplamente utilizados em hospitais, clínicas de saúde ou outros locais de interesse à saúde, bem como em tratamentos domiciliares de pacientes.

São exemplos de gases medicinais: oxigênio medicinal; ar sintético medicinal; óxido nitroso medicinal e dióxido de carbono medicinal. 

A Gasmed oferece uma solução integral para cada necessidade relacionada a Gases Medicinais, atuando exclusivamente na área de saúde, atendendo todas as normas da ANVISA.

Através de uma equipe qualificada, entrega, instala e orienta a respeito da correta utilização dos produtos com rapidez e eficiência.

Especializada na Área Medicinal atende a diversas áreas de saúde como:

 

  • Clínicas Médicas e Cirúrgicas;

  • Clínicas Odontológicas;

  • Clínicas Veterinárias;

  • Serviços de Ozonioterapia;

  • Profissionais de Saúde;

  • Oxigenoterapia Domiciliar

Gases Medicinais Disponibilizados pela Gasmed

Oxigênio Medicinal

O Oxigênio é um gás indispensável à presença de vida aeróbica. O ar atmosférico contem cerca de 20,8% de Oxigênio, trata-se de um gás incolor, inodoro e altamente oxidante.

O Oxigênio Medicinal, normalmente é fornecido no estado gasoso, acondicionado em cilindros de alta pressão com a pureza de 99,5%. Para uso do Oxigênio Medicinal Domiciliar, o Concentrador de Oxigênio, equipamento que ¨produz¨ Oxigênio (separa o Oxigênio do ar atmosférico, atingindo a pureza de 93% +/- 3%), também é muito indicado. A definição da fonte de suprimento do Oxigênio, varia de acordo com cada utilização.

Nitrogênio

É um gás inerte. Pode ser disponibilizado em diferentes graus de pureza, dependendo de sua aplicação.

É utilizado em diversos Equipamentos na Área de Saúde.

Ar Comprimido Medicinal

O Ar Comprimido Medicinal, possui as mesmas características do ar atmosférico, ou seja, é composto por 78% de Nitrogênio, 21% de Oxigênio, sendo obtido através da mistura do Oxigênio e do Nitrogênio, exclusivamente para uso Medicinal. É utilizado para aplicações ou tratamentos que requerem uma atmosfera pura, isenta de poeiras e microorganismos. Também pode ser usado para conduzir medicamentos, através de inalações.

dióxido de carbono

O Dióxido de Carbono ou CO2, é utilizado em várias aplicações na medicina. Existem diversas especificações de pureza deste gás, a qual é requerida pelo tipo de aplicação.

Entre os principais usos do Dióxido de Carbono, podemos citar:

  • Medicina Estética – Carboxiterapia.
  • Laser.
  • Insuflação de gás para cirurgias menos invasivas (Laparoscopias, Artroscopias, etc).
  • Criocauterizações em Dermatologia e Ginecologia.
  • Laboratórios de Análises e de Pesquisas.

óxido nitroso

O Óxido Nitroso ou Protóxido de Azoto, possui propriedades analgésicas e anestésicas.

É usado combinado com outros anestésicos endovenosos ou inalatórios, potencializando a ação destas drogas. Seu uso isolado, não é capaz de proporcionar uma anestesia geral.

Na odontologia o Óxido Nitroso vem sendo muito usado para a Sedação Consciente, com o objetivo de diminuir a dor e a ansiedade do paciente, proporcionando mais tranquilidade e conforto durante os procedimentos.

CILINDROS PARA GASES MEDICINAIS

Os cilindros são vasilhames destinados a armazenar gases sob alta pressão, podem ser confeccionados em Aço Carbono ou Alumínio.

 As cores dos cilindros de gases medicinais são estabelecidas através de norma, onde cada cor é especifica para cada produto.

Os cilindros de Gases medicinais devem ser rotulados de acordo com a legislação, identificando o produto contido, bem como lote de fabricação e validade.

Os cilindro de gases Medicinais por serem expostos a alta pressão necessitam estar em condições adequadas para o enchimento e utilização com segurança.

O teste hidrostático, por exemplo, que o cilindro deve ser submetido periodicamente, serve para garantir que o cilindro tem capacidade de receber alta pressão sem riscos de acidente.

Os cilindros utilizados para armazenar os Gases Medicinais são de suma importância para garantir a qualidade do produto

A Gasmed observa rigorosamente todas as orientações de segurança referente a cilindros para Gases Medicinais, disponibilizando diversas opções com diferentes capacidades de carga para atender todas as necessidades de utilização de Gases Medicinais nas diversas áreas de saúde em que atua, com opções para venda e locação.

REGULADORES DE PRESSÃO

Os reguladores de pressão tem como função reduzir uma pressão de entrada, variável e alta, para uma pressão de saída baixa e constante.

A pressão de saída poderá ser ajustável ou pré calibrada dependendo do tipo de regulador. Existem reguladores específicos com conexões de entrada adequadas para cada gás.

O Manômetro do regulador possibilita fazer a leitura da pressão contida dentro do cilindro de gás comprimido. Acoplando um fluxômetro é possível regular e medir o fluxo de gás que está sendo liberado.